Protegendo a sua identidade na Internet

Você pode usar um certificado pessoal para proteger a sua identidade na Internet. Um certificado é uma declaração que atesta a identidade de uma pessoa ou a segurança de um site da Web. Você pode controlar o uso de sua própria identidade tendo a sua própria chave particular de sistema que apenas você conhece. Quando usada com programas de correio, os certificados de segurança com chaves particulares também são conhecidos como "identificações digitais".

O Internet Explorer usa dois tipos diferentes de certificados:

Como funcionam os certificados de segurança?

Um certificado de segurança, quer seja um certificado pessoal ou um certificado de site da Web, associa uma identidade a uma "chave pública". Só o proprietário sabe qual é a "chave particular correspondente" que permite ao proprietário "descriptografar" ou fazer uma "assinatura digital". Ao enviar o seu certificado para outra pessoa, você está na verdade dando a essa pessoa a sua chave pública para que ela possa lhe enviar informações criptografadas que só você pode descriptografar e ler com a sua chave particular.

O componente assinatura digital de um certificado de segurança é sua carteira de identidade eletrônica. A assinatura digital diz ao destinatário que as informações vieram de fato de você e não foram forjadas nem adulteradas.

Antes de começar a enviar informações criptografadas ou assinadas digitalmente, você precisa obter um certificado e configurar o Internet Explorer para usá-lo. Quando você visita um site da Web seguro (um que comece com "https"), o site lhe envia automaticamente o certificado dele.

Onde você obtém os seus próprios certificados de segurança?

Os certificados de segurança são emitidos por autoridades de certificação independentes. Há diferentes classes de certificados de segurança, cada uma oferecendo um nível diferente de credibilidade. Você pode obter seu certificado de segurança pessoal de autoridades de certificação.

Tópico relacionado

Visualizar certificados de segurança